TV TEMSérie ASérie B

- Atualizado em

Na final da Copa SP, Osasco e Bauru decidem primeiro título da temporada

Duelo será disputado nesta quarta-feira à noite, na Grande SP. Tandara, cortada da seleção, reforça time osasquense; bauruenses testam o seu reformulado elenco

Por Bauru, SP

Vôlei Bauru x Valinhos, Copa São Paulo, Thaisinha (Foto: Marina Beppu / Vôlei Bauru)Atacante Thaisinha é uma das caras novas do Bauru e destaque no torneio (Foto: Marina Beppu / Vôlei Bauru)

Osasco e Vôlei Bauru entram em quadra nesta quarta-feira à noite para decidir o primeiro torneio da temporada 2016/17, a Copa São Paulo, competição preparatória ao Campeonato Paulista que tem início previsto para o fim deste mês. A partida decisiva será disputada a partir das 19h30, no ginásio José Liberatti, em Osasco.

Para chegar à decisão da Copa São Paulo, o Vôlei Bauru precisou superar dois adversários. Primeiro, passou por Valinho por 3 sets a 1 e depois, na semifinal, repetiu o placar ao vencer o Sesi-SP, fora de casa. Já o Osasco, por ser o atual campeão paulista, estreou diretamente na fase semifinal, quando venceu o São Caetano, também por 3 a 1.

A principal novidade no Osasco do técnico Luizomar será a oposta Tandara, que está relacionada para a partida após ter sido cortada da seleção brasileira no último dia 18, ao lado de Camila Brait e Roberta. A última vez que Tandara vestiu a camisa do clube traz boas lembranças. A jogadora entrou em quadra na final da Superliga 2011/12, ajudando a equipe a conquistar a competição. Ela regressou aos treinos no osasco na última quinta-feira e até a hora do jogo terá realizado nove treinamentos.

– O período que tive de folga foi importante para descansar a cabeça e ter forças para começar tudo de novo e agora estou pronta e à disposição do Luizomar. É primeira final da temporada e quero ajudar passando minha experiência. Daqui para frente a tendência é só melhorar – afirma a jogadora.

SAIBA MAIS
> Confira mais notícias do vôlei nacional
> Leia outras matérias do esporte regional

No Vôlei Bauru, a principal expectativa é com relação ao desempenho de um time que foi totalmente reformulado em relação à temporada passada. Do elenco que disputou a sua primeira Superliga, restaram apenas quatro atletas, e outras dez foram contratadas. E o time vai completo para sua primeira decisão: a levantadora Lyara, que disputou o Sul-Americano sub-23 com a seleção brasileira e foi campeã no último domingo, em final contra a Colômbia, se integrou ao grupo na terça-feira, já em Osasco, e está confirmada.

Osasco x São Caetano, Copa São Paulo (Foto: Divulgação / Osasco)Jogadoras do Osasco festejam ponto na vitória contra o São Caetano (Foto: Divulgação / Osasco)

Principal pontuadora da equipe bauruense na competição, a ponteira Thaisinha, que anotou 28 pontos contra Valinhos e 16 contra o Sesi, sabe da força da equipe adversária, mas confia no potencial das companheiras.

– Será um jogo em que teremos de ter muita calma, muita tranquilidade, pois jogaremos contra uma equipe forte e com a pressão de um ginásio lotado. Osasco tem jogadoras excelentes, mas nós também temos atletas que, apesar de jovens, são experientes e com boa bagagem. Será um jogo igual, em que teremos que saber neutralizar os pontos fortes delas – disse a atacante.

O Bauru será comandado pelo assistente-técnico Fabiano Kwiek, irmão do técnico Marcos Kwiek, que assume o banco da equipe no fim da fase de classificação do estadual, após cumprir compromissos com a seleção da República Dominicana. Para Fabiano, Bauru chegou de forma surpreendente para essa decisão

– De certa forma, nos surpreende chegar a essa decisão, por conta de toda reformulação que a equipe sofreu, de tantas mudanças e do pouco tempo de trabalho. Mas, com o passar dos dias e dos treinamentos, sentimos uma equipe muito boa, muito unida, e que gosta muito do que faz. Isso nos passou confiança e nos deu uma perspectiva boa – disse Fabiano.